PUCRS Online cursos
PUCRS Online | Dê o próximo passo na sua carreira.

PUCRS Online | PÓS-GRADUAÇÃO EM INFLUÊNCIA DIGITAL

PUCRS ONLINE | PÓS-GRADUAÇÃO EM INFLUÊNCIA DIGITAL

Tudo o que você precisa saber sobre a PUCRS Online: PÓS-GRADUAÇÃO EM INFLUÊNCIA DIGITAL

A PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul é considerada uma das melhores universidades da América Latina.
Seu campus é reconhecido mundialmente por espaços como o Tecnopuc, parque tecnológico que abriga 120 organizações e mais de 6,3 mil postos de trabalho.

Abriga também o Museu de Ciências e Tecnologia, o Instituto do Cérebro, entre outras estruturas que compõem um ecossistema acadêmico e profissional, com linhas completas de formação em nível de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu (Especialização e MBA) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, é uma das mais prestigiadas faculdades de comunicação da América Latina, tendo
recebido diversos prêmios e honrarias, bem como sendo local de formação de grandes comunicadores, como Caco Barcellos, Patrícia Poeta, Martha Medeiros e muitos outros.

A Escola representa a união das áreas da Comunicação e Design da PUCRS, e oferece os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Produção Audiovisual e Design, além do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom).

A Pós-graduação em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia é resultado de décadas de história e aperfeiçoamento da PUCRS e sua Escola de Comunicação, Artes e Design.

comunicação, art e design pucrs

O UOL EdTech

O UOL EdTech é o parceiro tecnológico da PUCRS. Isso significa que a PUCRS é a responsável acadêmica pelos cursos, ou seja, cria, cadastra e reconhece as pós-graduações no MEC, além de realizar toda a gestão acadêmica.

As aulas acontecem no campus da Universidade, com certificado de pós-graduação (especialização) da própria PUCRS.

Por sua vez, o UOL EdTech se responsabiliza pelos aspectos tecnológicos dos cursos, como gravação, edição, disponibilização via internet, plataforma, site de matrículas e todos os demais elementos que podem contribuir para tornar o curso mais atrativo e prático.

A palavra EdTech é um termo em inglês que significa tecnologia para educação. O UOL EdTech é a maior empresa do ramo no Brasil, e uma das mais consolidadas do mundo. Faz parte do UOL, maior referência do país em conteúdo, produtos e serviços de internet.

A união entre a solidez acadêmica da PUCRS e a expertise do UOL em tecnologia, mídias e conteúdo, torna esta pós-graduação uma iniciativa de excelência, garantida por dois gigantes em suas áreas de atuação.

Por que escolher o PUCRS Online

1. GRANDES PROFISSIONAIS DA ÁREA

Tenha aula com profissionais reconhecidos no mercado, comunicadores com ideias inovadoras e disruptivas.

2. LIBERDADE

Assista às aulas e acompanhe todos os conteúdos de onde e quando quiser – e conte com o apoio da PUCRS em todos esses momentos.
Se você for aluno presencial, também terá acesso ao material disponível na plataforma online do curso.

3. AULAS ONLINE IGUAIS ÀS PRESENCIAIS

Os cursos do PUCRS Online são gravados em alta resolução e disponibilizados em uma plataforma moderna e intuitiva, em vídeos de alta qualidade e material de apoio leve e atrativo.

4. UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES

A PUCRS é considerada a Melhor Universidade Privada no Brasil (Ranking Folha), e uma das melhores da América Latina (Ranking Times Higher Education). Além disso, seus cursos estão entre os Melhores programas de Pós-graduação do Brasil (Ranking Capes).

5 Passos para obtenção de um certificado de pós-graduação da Melhor Universidade Privada do Brasil, com professores renomados, e reconhecido pelo MEC.

  1. Aulas em vídeo com qualidade de cinema, gravadas direto da aula presencial. O aluno se sente na sala de aula.
  2. Materiais de apoio em formato digital que podem ser salvos e, se o aluno desejar, disponíveis para impressão.
  3. Avaliações online.
  4. Prova online de fim de curso
  5. TCC prático, sem banca.

Certificado de Pós-Graduado em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. 

  • Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores renomados do curso.
  • Com o selo da PUCRS, melhor Universidade Privada do Brasil segundo o Ranking Folha e que possui os melhores programas de pós-graduação segundo o ranking CAPES/MEC.

Para cada disciplina, uma dupla de professores | PUCRS Online

pucrs professores disciplina

São 19 disciplinas ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina.

Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade e exposta por professores
convidados que estão entre os maiores especialistas do Brasil e do mundo.

EXEMPLO
Disciplina: Audiovisual, Youtube e Canais de Vídeo

  • Professor Convidado: Rob Feng
  • Professor da PUCRS: Roberto Tietzmann

Bases do Curso

PROFESSORES CONVIDADOS
Marcelo Tas, Walter Longo, Nonny de la Peña, Fernando Machado, Rob Feng, Jeff Gomez, André Siqueira, Fabio Ricotta, Grant Lingel, Rodrigo Portaro, Gabriel Ishida, Vinicius Soares, Denise Fraga, Bella Falconi, Ana Laura Magalhães, Lígia Fascioni, entre outros.

METODOLOGIA
As aulas são realizadas sempre por uma dupla de professores. Um é profissional referência no mercado (professor convidado) e o outro um professor da PUCRS, responsável acadêmico pelas avaliações e materiais complementares.

Cada disciplina tem três encontros, sendo dois ministrados pelo professor convidado. São 19 disciplinas no total, que aliam conhecimentos e práticas em estratégia, conteúdo e marketing digital.

FORMAÇÃO EM UM ANO
O curso tem duração de 12 meses, sendo nove meses para cursar as disciplinas e três meses para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É possível pedir a prorrogação de prazo para realização do TCC por mais três meses. A carga horária é de 363 horas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) NA MODALIDADE ONLINE
A última disciplina do curso é a de Oficina de Projetos Digitais e Criatividade.

Nela, o aluno desenvolve um projeto relacionado aos temas abordados no curso. Esse projeto é o que será utilizado como TCC. Após o término do projeto e da disciplina de Oficina de Projetos Digitais e Criatividade, o aluno recebe ainda três horas de orientação para aprimorar seu projeto.

MODALIDADES
Além da modalidade presencial, realizada em Porto Alegre, o curso também está disponível na modalidade online para todo o Brasil.

MODALIDADE ONLINE
Essa modalidade tem exatamente o mesmo conteúdo da versão presencial.
A equipe da PUCRS realiza a cobertura audiovisual dos encontros presenciais e edita os vídeos com alta qualidade, dando destaque aos professores convidados enquanto interagem com a turma.

CONFORTO E ACESSIBILIDADE
A proposta é que o aluno tenha, do conforto do seu PC, a experiência da sala de aula. Além disso, a turma online recebe materiais complementares e realiza avaliações para cada disciplina dentro da plataforma de ensino.

PROVA FINAL
Ao fim do curso, os alunos da modalidade online realizam uma prova à distância, validando os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o
curso.

COMO CURSAR?

Você escolhe uma, entre duas opções:

100% ONLINE

pucrs 100% onlineA turma online é uma ótima solução para quem deseja ter os mesmos benefícios da turma presencial, de forma mais confortável e acessível. A plataforma virtual proporciona a mesma experiência e qualidade do curso presencial.

A equipe da PUCRS filma com qualidade de cinema as aulas da modalidade presencial, otimiza o material gravado e o disponibiliza para a turma online.

Você assistirá às aulas presenciais como se estivesse lá. Além disso, esse conteúdo é mesclado com materiais complementares para estudo, o que torna sua experiência ainda mais enriquecedora.

Há ainda um fórum online no qual os alunos podem fazer perguntas aos professores, além de compartilhar conhecimento e ideias com os colegas.

PRESENCIAL

As aulas da turma presencial acontecem em Porto Alegre/RS, com uma média de seis encontros por mês. As vagas são limitadas para alunos selecionados que desejam e podem estar presente fisicamente nas aulas, assistindo a grandes nomes da comunicação no Brasil e no mundo.

Características dos cursos Presencial e Online

CERTIFICAÇÃO
A Certificação é a mesma, tanto para a modalidade presencial como para a online.

CONTEÚDO
Os alunos do curso online têm acesso ao mesmo conteúdo e metodologia disponibilizados aos alunos do curso presencial – inclusive às aulas, que acontecem presencialmente e são filmadas em alta qualidade.

ACESSO

A única diferença entre as modalidades é que o aluno online acompanhará o conteúdo exclusivamente por meio dos materiais disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, exercícios e avaliações.

CONHEÇA O CURSO

Pós-graduação em Influência digital: conteúdo e estratégia

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de lidar com grandes desafios na área de influência digital.

Para isso, o curso busca ampliar conhecimentos sobre mídia e cultura digital, permitir a identificação e aplicação das ferramentas de produção e distribuição de conteúdos digitais, apresentar novas oportunidades de empreender na comunicação digital, capacitar os alunos para as atividades de publicação, divulgação e mensuração de conteúdos em redes sociais, apresentar possibilidades de produção de narrativas inovadoras como de realidade virtual em 360 graus, animação e storytelling e preparar o aluno para o mercado digital de hoje e do futuro.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

  • duração mínima de 12 meses
  • 9 meses de disciplinas + 3 meses de TCC

CARGA HORÁRIA

  • 363 horas de aulas

PROFESSORES

Marcelo Tas | Jornalista, Comunicador e Educador

Disciplina: Como usar leveza e humor para encantar usuários?

Nonny de la Peña | Pioneira e conhecida como a “madrinha da realidade virtual”, é uma das maiores referências do mundo no assunto

Disciplina: Realidade Virtual: como transmitir experiências

Fernando Machado | Diretor Global de Marketing do Burger King

Disciplina: Branded Content: Comunicação e Reputação como Diferencial da Marca

Walter Longo | EX-CEO do Grupo Abril e um dos maiores especialistas do Brasil em comunicação e interatividade

Disciplina: Estratégia digital e economia criativa

Rob Feng | Diretor de Arte da série Game of Thrones

Disciplina: Audiovisual, Youtube e canais de vídeo

Jeff Gomez | Referência mundial em estratégia transmídia, participou de projetos como Piratas do Caribe e Guerra nas Estrelas

Disciplina: Comunicação transmídia: uma marca, todos os canais

André Siqueira | Cofundador da Resultados Digitais, empresa líder em automação de marketing e responsável pelo RD Summit

Disciplina: Inbound Marketing: gestão de mídia própria

Fabio Ricotta | CEO da Agência Mestre, é uma das maiores referências do país em marketing digital de performance

Disciplina: Omnichannel e jornada do cliente

Vinicius Soares | Estrategista de Produtos e Serviços em TIC, especialista em Inteligência Artificial e Telecom, criador do Portal AI News

Disciplina: Inteligência artificial e automatização digital

Grant Lingel | Cofundador da Neil Patel Digital Consulting, referência internacional em marketing digital

Disciplina: Como otimizar motores de busca: Google, SEO e SEM

Rodrigo Portaro | Sócio da The Plot Company, pioneiro na introdução de técnicas do cinema no universo corporativo do Brasil

Disciplina: Storytelling, games e animação

Gabriel Ishida | Um dos maiores experts em Analytics e Influencer Marketing do Brasil, participando em projetos como de Coca-Cola, Itaú, Visa

Disciplina: Analytics, Métricas e Big Data

Denise Fraga | Atriz, colunista da revista Crescer e autora de livros

Disciplina: Empatia e engajamento nas redes

Lígia Fascioni | Especialista internacional em inovação

Disciplina: UX, Design Thinking e Interfaces Digitais

Ana Laura Magalhães | Influenciadora e colunista do InfoMoney

Disciplina: Como Monetizar uma Influência

Bella Falconi | Empresária e influenciadora

Disciplina: Como Nascem os Influenciadores e como Utilizá-los

PROFESSORES PUCRS

Doutor André Pase
Doutora Andréia Mallmann
Doutor Diego Wander
Doutor Eduardo Campos Pellanda
Mestre Fábian Chelkanoff Thier
Mestre Fernanda Cristine Vasconcellos
Mestre Gabriela Kurtz
Doutora Karen Sica da Cunha
Especialista Kim Gesswein
Mestre Martina Eva Fischer
Mestre Marcelo Fontoura
Doutora Paula Regina Puhl
Doutor Roberto Tietzmann
Doutora Silvana Sandini
Doutora Stefânia Ordovás de Almeida
Doutora Silvia Maria Moraes
Doutor Vinícius Mano
Doutora Ana Cecília Bisso Nunes

PLANO DE DISCIPLINAS | Estrutura de assuntos abordados

CRIATIVIDADE E CONTEÚDO

craitividade pucrs

– Comunicação Transmídia: uma marca, todos os canais
– Storytelling, games e animação
– Realidade Virtual: como transmitir experiências
– Branded Content: comunicação e reputação como diferencial da marca
– UX, Design Thinking e Interfaces Digitais
– Audiovisual, Youtube e Canais de Vídeo
– Oficina de Projetos Digitais e Criatividade

INFLUÊNCIA DIGITAL

– Como nascem os influencers e como utilizá-los
– Como monetizar uma influência
– Gestão de crise na internet
– Empatia e engajamento nas redes
– Como usar leveza e humor para encantar usuários

ESTRATÉGIA DIGITAL

estratégia digital pucrs

– Estratégia Digital e Economia Criativa
– Analytics, Métricas e Big Data
– Os segredos das Mídias Sociais: Facebook, Instagram e Social Ads
– Como otimizar motores de busca: Google, SEO e SEM
– Inbound Marketing: Gestão de Mídia Própria
– Omnichannel e Jornada do Cliente
– Inteligência artificial e automatização digital

DISCIPLINA COMUNICAÇÃO TRANSMÍDIA: UMA MARCA, TODOS OS CANAIS EMENTA

Aborda e problematiza o conceito de storytelling e seus diversos planos de atuação na área da comunicação.

Aborda os conceitos de Transmídiastorytelling, Branding-storytelling e Business-storytelling. Estrutura da estória.

Tipos de narrativas e cultura de fãs.

PROFESSOR CONVIDADO | JEFF GOMEZ

Jeff Gomez, CEO da Starlight Runner, é um dos principais especialistas nas áreas de narrativa de marcas, desenvolvimento de histórias, criação de franquias criativas e storytelling transmídia.

Como produtor credenciado pelo Producers Guild of America, Jeff desenvolve os mundos de filmes, programas de TV, videogames, brinquedos, livros, quadrinhos.

O trabalho da cultura pop de Jeff afetou propriedades como Piratas do Caribe da Disney, Avatar, Transformers da Hasbro, Homem-Aranha da Sony Pictures e Tartarugas Ninja da Nickelodeon.

Jeff também desenvolveu campanhas transmídia de grande sucesso e narrativas de marcas como a Coca-Cola (Happiness Factory).

Os métodos proprietários de transmídia de Jeff também foram aplicados a causas educacionais e geopolíticas.

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | EDUARDO PELLANDA

Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005).

Possui dois Pós-Doutoramentos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor por merecimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição.

DISCIPLINA | STORYTELLING, GAMES E ANIMAÇÃO

EMENTA

Estudo do audiovisual e suas representações através das técnicas de infografia, animação e visualização de dados. Apresentação de cases de
animação. Roteirização e criação de personas.

Compreensão das possibilidades dos jogos como espaços de comunicação e propagação de
mensagens. Relações entre game design e comunicação de ideias.

Discussão de estratégias mercadológicas baseadas na área. Estudo de possibilidades de criação para o setor em diversos ambientes, dos desktops aos smartphones.

PROFESSOR CONVIDADO | RODRIGO PORTARO

Rodrigo se tornou sócio da The Plot Company após três anos de experiência com Storytelling. Antes disso, somou oito anos de experiência no Mercado financeiro, Consultoria, Auditoria e diversas iniciativas como empreendedor.

Decidiu se juntar a família The Plot para desenvolver novos negócios (clientes e parcerias), estruturar processos e controles visando que a empresa cresça com bases sólidas e escaláveis.

Estudou com Robert Mackee em Londres (o homem que ajudou a PIXAR a escrever Toy Story e mais de 60 roteiristas a vencer o Oscar) e está ao lado de Joni Galvão e Marcos Mion para aplicar as premissas de uma “boa história bem contada” no mundo corporativo, no mundo educacional e na vida.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | GABRIELA KURTZ

Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-). Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013-2015).

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012).

Seu trabalho acadêmico concentra-se principalmente na cibercultura, games e violência simbólica.

Atualmente é professora no curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS e integrante do IDEAR (Laboratório de empreendedorismo e inovação da PUCRS).

DISCIPLINA | REALIDADE VIRTUAL: COMO TRANSMITIR EXPERIÊNCIAS

EMENTA

Introdução ao conceito de realidade virtual, realidade aumentada e hiper-realidade. Técnicas de modelagem de ambientes virtuais. Dispositivos e tecnologias para visualização e desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados. Implementação de ambientes. Meios
imersivos e não imersivos.

PROFESSORA CONVIDADA | NONNY DE LA PEÑA | PUCRS Online

Nonny de la Peña é CEO e fundadora da premiada empresa de inovação Emblematic Group. Muitas vezes reconhecida como “A Madrinha da Realidade Virtual”, ela é uma pioneira no assunto e em realidade, aumentada e mista. Nonny é amplamente creditada por inventar o gênero do jornalismo imersivo.

PROFESSORES PUCRS | PUCRS Online | ANDRÉIA MALLMANN

Professora da Escola de Comunicação, Artes e Design desde 2003. Ministra aulas nos cursos de Jornalismo. Fez doutorado no PPGCOM/ PUCRS, implementando (2008) seu estudo na Universidade de Westminster, na British Broadcasting Corporation (BBC), recebendo titulação de doutora em 2010. Tem experiência no campo da Comunicação Social nas áreas de fotografia, multimídia, design e jornalismo online, atuando principalmente em rotinas de produção multimídia, narrativas storytelling, hipermídia e convergência digital. Pesquisa atualmente sobre narrativas de imersão e realidade virtual.

ANDRÉ PASE

Pós-Doutor em Jogos Eletrônicos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doutor em Comunicação Social pela Faculdade de
Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Graduado em Jornalismo (2000) com
mestrado em Comunicação Social (2004) também pela Famecos/PUCRS.

DISCIPLINA | BRANDED CONTENT: COMUNICAÇÃO E REPUTAÇÃO COMO DIFERENCIAL DA MARCA

EMENTA

Aprofundamento da definição de branded content, compreensão do novo
contexto da comunicação de marcas. Definição do posicionamento de
marca e branding orientado para a construção de brand equity. Criação de
identidade e poder psicológico das marcas. Overview sobre o tema para
integrar o modelo à sua estratégia de comunicação.

PROFESSOR CONVIDADO | FERNANDO MACHADO

Profissional de marketing global, apaixonado pelo crescimento de marcas e negócios. Trabalhou por 18 anos na Unilever, atuando em diferentes categorias de produtos e marcas, incluindo Dove, onde liderou o inovador “Beauty Sketches” (Titanium GP em 2013). É CMO
Global no Burger King, e já liderou campanhas como “Proud Whopper”, “McWhopper”, “Google Home of the Whopper ”,“ Burning Stores ”,“ Bullying Jr ”,“ Whopper Neutrality ”e“ Scary Clown Night ”.

Foi reconhecido pela Adweek como Grand Brand Genius (única pessoa a ganhar duas vezes), pelo AD Club de NY como Marketer of the Year, pela Business Insider como top 10 mais CMOs inovadores, pela AdAge como as 50 pessoas mais criativas do negócio e pela Forbes como as 100 Mentes Mais Criativas nos Negócios.

Além disso, tem mais de 120 Leões em Cannes (5 GPs), 16 lápis amarelos D & AD, 1 Grandy (McWhopper) e 2 Grand Effies.

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | VINÍCIUS MANO

Vinícius Mano é professor da graduação em Publicidade e Propaganda e Design na Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS e da Especialização em Produção Musical: comunicação e entretenimento.

Possui graduação em Publicidade e Propaganda, especialização em Comunicação com o Mercado, mestrado em Audiovisual e Multimídia (Uminho/Portugal) e doutorado em comunicação na PUCRS.. É pesquisador na área de criatividade, processo de criação e gestão criativa.

DISCIPLINA | UX, DESIGN THINKING E INTERFACES DIGITAIS

interface digital purcs

EMENTA

Apresenta e desenvolve os conceitos do design thinking, usabilidade (UX), arquitetura de informação e layout. Discute processos criativos, geração de ideias, cenários e públicos, planejamento, desenho, validação e pesquisa.

PROFESSORA CONVIDADA | LÍGIA FASCIONI

Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.

Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.

Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos.

Suas principais áreas de trabalho são gestão (marketing, identidade corporativa, planejamento estratégico, gestão de riscos), inovação (design, design thinking, ferramentas e melhores práticas) e liderança.

Atitude profissional é um tema transversal, inserido implícita e explicitamente em todas as suas atividades.

Desde 2011 reside em Berlim, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | ANDRÉIA MALLMANN 

Professora da Escola de Comunicação, Artes e Design desde 2003. Ministra aulas nos cursos de Jornalismo.

Fez doutorado no PPGCOM/PUCRS, implementando (2008) seu estudo na Universidade de Westminster, na British Broadcasting Corporation (BBC), recebendo titulação de doutora em 2010.

Tem experiência no campo da Comunicação Social nas áreas de fotografia, multimídia, design e jornalismo online, atuando principalmente em rotinas de produção multimídia, narrativas storytelling, hipermídia e convergência digital.

Professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação Latu Senso Jornalismo Digital na PUCRS e Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 2012. Pesquisa atualmente sobre narrativas de imersão e realidade virtual.

DISCIPLINA | AUDIOVISUAL, YOUTUBE E CANAIS DE VÍDEO

canais de vídeo purcs

EMENTA

Estilos de captação, edição, publicação e distribuição da linguagem audiovisual em redes sociais. Conceitos e estudos de casos aproximando a produção de conteúdos audiovisuais emergentes em meios digitais.

PROFESSOR CONVIDADO | ROB FENG 

Rob Feng é um produtor e diretor premiado com mais de 15 anos anos de experiência em produção, que recebeu um Emmy Award em 2011 pelo seu trabalho no Game of Thrones da HBO e no Cinema Eye Prémio Honras em 2012 pelo seu trabalho no longa metragem “Tabloide” de Errol Morris. A diversidade de antecedentes de Feng também inclui o direcionamento comerciais vitoriosos em territórios ao redor do mundo. Feng recentemente terminou o seu papel como executivo criativo para um fundo de cinema privado e tem um filme intitulado “Luce” estreia em competição no The Sundance Film Festival em 2019.

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | ROBERTO TIETZMANN

É professor e pesquisador dos programas de pós-graduação em comunicação da FAMECOS e de Letras – Escrita Criativa na PUCRS.

Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Audiovisual Digital e coordenador adjunto do DaVis – projeto de pesquisa interdisciplinar de mineração visual de dados.

Na graduação leciona disciplinas tratando de montagem cinematográfica, design e produção audiovisual. É doutor pela PUCRS (2010) onde estudou efeitos visuais, montagem e narrativa cinematográfica através dos filmes de King Kong.

Mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2005). Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRGS (1997).

Tem experiência profissional na área de comunicação gráfica, audiovisual e digital tendo realizado dezenas documentários, CD-ROMs e diversas peças de comunicação gráfica interativa.

DISCIPLINA | COMO NASCEM OS INFLUENCIADORES E COMO UTILIZÁ-LOS

EMENTA

Estuda as formas de avaliar os perfis de influenciadores. Apresenta os critérios de escolha de um influenciador a partir de formas de análise do seu comportamento, alinhado aos formatos utilizados para a apresentação dos conteúdos e suas possibilidades de atuação no mercado.

Orientação para elaboração de media kit e material de divulgação para influenciadores.

PROFESSORA CONVIDADA  | BELLA FALCONI 

Bella Falconi, empresária brasileira, hoje uma inspiração diária para quase 4 milhões de pessoas, tornou-se administradora de seus sonhos. De moça simples trabalhando nos EUA até a empresária brasileira que palestra sobre estratégias emocionais para o desenvolvimento de uma imagem sólida e de credibilidade, saúde e realização na web e na vida real. Durante o caminho até aqui, Bella Falconi ressignificou a palavra equilíbrio, exercitando o foco, a criatividade para diversificar investimentos e a gratidão por cada pedra no caminho, transformada em castelo.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | FERNANDA CRISTINE VASCONCELLOS 

É doutoranda em Comunicação pelo PPGCOM – PUCRS (orientador Juremir Machado da Silva) desde março de 2017.

Possui mestrado pela mesma instituição, durante o qual estudou a formação de influenciadores em grupos de jovens via Facebook.

É graduada em Jornalismo pela Famecos-PUCRS. Tem experiência profissional em rádio, televisão, impresso e online, focada no público jovem, com passagem pelos veículos Pop Rock FM, Kzuka (SP e RS) e Zero Hora.

Atualmente, é professora em disciplinas de jornalismo, cultura digital e produção online na Famecos – PUCRS.

Estuda jornalismo, público jovem e dispositivos móveis.

DISCIPLINA | COMO MONETIZAR UMA INFLUÊNCIA

monetização-purcs

EMENTA

Apresenta ferramentas e recursos para monetização de conteúdos produzidos pelos influenciadores. Destaca os principais modelos de
negócios utilizados pelos influenciadores alinhados com as escolhas das estratégias de comunicação no ambiente online.

PROFESSORA CONVIDADA | ANA LAURA MAGALHÃES 

Uma verdadeira referência para seus milhares de seguidores no Instagram, seus leitores nas colunas no InfoMoney e seus “expliquers” no canal “Explica Ana”, no YouTube. Seja em qual for o meio, Ana Laura Magalhães cumpre o objetivo de educar as pessoas que não têm muita familiaridade com conceitos típicos do mercado financeiro, o “economês”, e, por isso, têm dificuldade de entender as diferenças entre tipos de investimento e diversificação da carteira de ações, por exemplo.

O que a Ana Laura Magalhães faz é, por meio de posts e vídeos curtos, tirar essas dúvidas em bom português, trazendo para perto da realidade do seu público a explicação de estratégias e ações para que seus seguidores possam, agora bem informados, tomar as melhores decisões para cumprirem seu planejamento financeiro.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | ANA CECÍLIA BISSO NUNES 

Ana Cecília é coordenadora acadêmica do IDEAR – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS e professora dos cursos de graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da mesma universidade, lecionando disciplinas sobre empreendedorismo, inovação e comunicação digital.

Atualmente, é doutoranda em regime de cotutela pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (PPGCOM/PUCRS) e pela Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal), pesquisando sobre inovação em mídia, particularmente no jornalismo.

É Mestra em Comunicação Social pela mesma universidade, realizou Master intensivo em Media Studies na Universidade de Oslo, na Noruega, e também faz parte da equipe do Laboratório de Convergência e Ubiquidade Midiática (Ubilab/PUCRS).

DISCIPLINA | GESTÃO DE CRISE NA INTERNET

EMENTA

O papel estratégico da comunicação no gerenciamento de crises de imagem no ambiente online. Imagem, reputação e gerenciamento de conflitos em redes sociais. A prevenção, gestão de riscos e relacionamento com a Imprensa.

PROFESSOR CONVIDADO |  EM BREVE

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | DIEGO WANDER

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Mediações e Representações Culturais e Políticas.

Mestre em Comunicação Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), da PUCRS, na linha de pesquisa Práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e na comunicação das organizações.

Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos/PUCRS).

Pesquisa as estratégias de invisibilidade nas mídias sociais no contexto da comunicação organizacional digital das organizações.

É coordenador de Comunicação e Representação Institucional na Rede Marista.

DISCIPLINA | EMPATIA E ENGAJAMENTO NAS REDES

EMENTA

Formas de desenvolver empatia. A empatia nas mídias. O papel da emoção em rede com estratégia de comunicação para estreitar relacionamento e engajamento com os públicos.

PROFESSORA CONVIDADA |  DENISE FRAGA

Uma das mais talentosas atrizes brasileiras, Denise Fraga construiu uma carreira de imenso sucesso na TV, no teatro e no cinema.

Além disso, é colunista da revista Crescer, durante anos assinou uma coluna no jornal Folha de São Paulo e é autora de dois livros:  “Retrato Falado: Histórias Fantásticas da Vida Real” e “Travessuras de Mãe”, ambos pela Editora Globo.

Denise apresentou um dos quadros de maior sucesso da história do programa Fantástico, da Rede Globo, o “Retrato Falado”, em que ela encenava histórias verídicas enviadas pelos telespectadores.

Também participou de várias novelas e séries da emissora, atuou em mais de 20 filmes e é um dos nomes mais respeitados do teatro brasileiro. Seu talento já rendeu a ela quase 30 prêmios e troféus de melhor atriz (teatro, cinema e TV).

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | PAULA PUHL 

Paula Puhl é professora na Famecos/PUCRS desde 2013. Foi coordenadora do Espaço Experiência – laboratório de comunicação – de agosto de 2014 até janeiro de 2018, é membro do Núcleo de Inovação Pedagógica desde 2018 na mesma instituição.

Foi professora e coordenadora do Mestrado Acadêmico Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (2009-2012), tendo participado da sua implantação.

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003) na mesma instituição.

DISCIPLINA | COMO USAR LEVEZA E HUMOR PARA ENCANTAR USUÁRIOS

humor redes sociais pucrsEMENTA

Análise e reflexão sobre o humor como formato para conteúdos. O humor em ambientes de multiplataforma e a sua distribuição em mídias digitais.

PROFESSOR CONVIDADO | MARCELO TAS

Engenheiro Civil pela USP, comunicador, ator, jornalista, roteirista, produtor e diretor de TV. Um dos influenciadores mais premiados do país, e tem entre suas principais obras o repórter ficcional Ernesto Varela, as séries infantis “Rá-Tim- Bum” (TV Cultura), o projeto de educação à distância “Telecurso” (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e o humorístico CQC (Band). É sócio da plataforma colaborativa Torcedores.com e professor de Inovação no IBMEC.

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | FÁBIAN CHELKANOFF

Possui graduação em Jornalismo e Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde coordena o Curso de Jornalismo. Criou o Espaço Experiência, agência de Comunicação Experimental.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Editorial de Jornais e Revistas, atuando principalmente nos seguintes temas: diagramação, design, jornal, revista, impresso e digital, treinamento.

É radialista e atua em jornalismo esportivo. É especialista em Jornalismo Popular.

Também trabalha com Comunicação Integrada, Integração de Mídias e o relacionamento com os jovens.

Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DISCIPLINA | ESTRATÉGIA DIGITAL E ECONOMIA CRIATIVA

EMENTA

Discute os princípios de gestão e metodologias aplicadas à comunicação. Gestão de recursos. Financiamento de negócios de comunicação m novas plataformas. Apresenta as tendências do financiamento no contexto criativo em atividades teórico-práticas.

PROFESSOR CONVIDADO | WALTER LONGO

Walter Longo, Publicitário e Administrador de Empresas com MBA na Universidade da Califórnia, é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.

Anteriormente era Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML.

Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates.

Foi também sócio-fundador da primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia. Foi eleito por 4 vezes o melhor profissional do Ano do Prêmio Caboré.

Autor, entre outros, dos livros “O Marketing e o Nexo” (Ed. BestSeller) e “Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital” (Ed. HSM).

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | KAREN SICA 

Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015).

Desde 2011, é professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Assessora para Assuntos de Comunicação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ) da mesma Instituição.

DISCIPLINA | ANALYTICS, MÉTRICAS E BIG DATA

EMENTA

Introdução ao conceito de Big Data; apresentação de modelos de operação; Open Innovation: introdução à inovação aberta, processo de geração de ideias, o uso da TI em processos de inovação; Crowdsourcing innovation. Noções de ROI de marketing aplicados à viabilização emanutenção de negócio.

PROFESSOR CONVIDADO | GABRIEL ISHIDA

Possui oito anos de experiência com a área de Analytics e Influencer Marketing, atendendo projetos como Coca-Cola (Real Time Copa do Mundo 2014), Itaú, Visa (Copa das Confederações em 2013), Mizuno, Absolut Vodka, Chivas Regal Whisky, Smart Fit, LATAM Airlines, Grupo Jovem Pan e outros grandes clientes. É proprietário da escola Atlas Media Lab, que oferece cursos e conteúdo sobre marketing digital. Tem experiência como professor e instrutor em grandes instituições como FAAP, ESPM, Cásper Líbero, Senac e escolas tradicionais como IBPAD, Media Education e Share. Suas publicações em livros contam com artigos sobre Influenciadores pelo IBPAD e mais de dez e-books com participações. Foi duas vezes indicado ao Prêmio Share e já esteve quatro vezes entre as cinco principais referências no mercado de monitoramento e métricas.

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | MARCELO FONTOURA

Membro do Comitê Coordenador do Curso de Jornalismo. Atualmente é professora assistente de Jornalismo Digital e Mídias Digitais na PUCRS, ministrando aulas de jornalismo digital, cultura digital e projetos especiais.

Ex-bolsista do Centro Internacional para Jornalistas de Empreendedorismo e Inovação na América Latina. Experiências em Marketing Digital, Produtos Digitais, Jornalismo, Tecnologia Móvel e Startups.

Pesquisador em Comunicação Digital, com Mestrado em Comunicação Social pela Famecos-PUCRS, com dissertação sobre zackers e Open Data Apps (bolsa da CAPES-Prosup).

Estudante de doutorado na PUCRS, pesquisando a intersecção entre jornalismo digital e negócios, tecnologia e design.

Proprietário do Produto Certified Scrum pela ScrumAlliance.

DISCIPLINA | OS SEGREDOS DAS MÍDIAS SOCIAIS: FACEBOOK, INSTAGRAM E SOCIAL ADS

social ads pucrs

EMENTA

A disciplina visa desenvolver, com bases teóricas e práticas, o conhecimento sobre os principais pilares da atuação nas mídias sociais.
Capacitar profissionais de comunicação sobre as melhores ações e ferramentas para atuação no Facebook, Instagram, Social Ads.

PROFESSOR CONVIDADO | EM BREVE

PROFESSOR PUCRS | PUCRS Online | KIM GESSWEIN

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Especialização em Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015).

Aluno do Mestrado em Comunicação Social da Famecos (PUCRS). Atualmente é professor da graduação da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS nas disciplinas de Cultura Digital, Planejamento de Mídia e Projeto de Campanha, e da disciplina curta Branded Content, no Curso de Especialização em Branding de Conteúdo Estratégico e Cocriação.

É Gerente de Planejamento e Conexões na Paim Comunicação e fundador do PaimLab, laboratório no Tecnopuc cujo objetivo é aproximar o setor privado do universo da academia e da pesquisa científica.

Tem experiência na área de Cultura Digital, Branded Content, Mídia e Gestão de Contas. Seus temas de interesse são Cultura Digital, Redes Sociais, Conteúdo de Marca e Youtube.

DISCIPLINA | COMO OTIMIZAR MOTORES DE BUSCA: GOOGLE, SEO E SEM

seo pucrs

EMENTA

Definição de encontrabilidade e ranqueamento. Apresentação de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos e sites de busca, gerando conversões. Conceituação e aplicação de SEO e SEM.

PROFESSOR CONVIDADO | GRANT LINGEL 

“Minha real paixão são as pessoas, e de como posso conectá-las”. Grant Lingel é CEO e co-fundador da Neil Patel Digital Consulting na América Latina, o mais importante grupo de marketing digital no mundo. Nascido nos Estados Unidos, Grant morou em Nova York, Califórnia, México, Guatemala e Tanzânia, antes de se apaixonar pelo Brasil, precisamente por Vitória (ES), onde está desde 2011. Aqui, se especializou no crescimento de receita e reconhecimento de marca para empresas brasileiras, sempre como foco em estratégias digitais. Foi fundador da Forbes Commucations Concil, uma importante rede de network internacional para profissionais de comunicação, e é mentor da Oracle Startup, uma das mais importantes empresas de tecnologia de informação. Grant também é autor do livro Imagine: A Vagabound Story.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | SILVANA SANDINI

Doutora e Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM/Famecos, na linha de práticas profissionais e processos sociopolíticos nas mídias e a comunicação das organizações.

Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com prática sênior em programas de desenvolvimento gráfico.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas na Internet, desenvolvendo atualmente meios interativos voltados à Internet e mídias digitais.

Professora da graduação e da especialização da Faculdade de Comunicação Social – Famecos/PUCRS.

DISCIPLINA | INBOUND MARKETING: GESTÃO DE MÍDIA PRÓPRIA

EMENTA

Apresentação do conceito de marketing de atração. Promoção através de canais e linguagens variadas, considerando SEO, SEM, PageRank e outras ferramentas de marketing. Estratégias de tráfego, conversão, fidelização e monetização.

PROFESSOR CONVIDADO | ANDRÉ SIQUEIRA

André Siqueira é administrador pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de pós-graduação de marketing em redes sociais e conteúdo e é profissional do ano em Inbound Marketing pela terceira vez consecutiva no Prêmio Digitalks. É empreendedor Endeavor, atual diretor da RD University e co-fundador da Resultados Digitais, empresa líder de automação de Marketing na América Latina.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | MARTINA EVA FISHER 

Professora nos cursos de Comunicação Social na FADERGS (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design Gráfico), no curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS e consultora de comunicação.

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS (2008).

Especialização em Marketing na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1993).

Graduada em Publicidade e Propaganda (1991) e em Jornalismo (1987), ambas pela UNISINOS.

Publicitária com atuação nas áreas de planejamento de comunicação e redação em algumas das mais importantes agências de propaganda do RS. De 2010 até 2016, atuou como empresária do setor varejista.

DISCIPLINA | OMNICHANNEL E JORNADA DO CLIENTE

EMENTA

Apresenta o conceito de omnichannel. Aborda as formatos e formas de distribuição de conteúdo para diferentes canais. Estudo do comportamento do cliente para definição de estratégias de comunicação. Discute a relação entre o consumo e a experiência do usuário com a marca tanto no ambiente online como offline.

PROFESSOR CONVIDADO | FABIO RICOTTA 

Fabio Ricotta, graduado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Itajubá, é especialista em marketing digital de performance. Também é CEO e fundador da Agência Mestre, que tem mais de 10 anos de existência.

Conhecida pela excelência de seus serviços de SEO e Inbound Marketing, a Mestre foi eleita a Agência do Ano de 2018 e 2017, e ainda conquistou o posto de primeira parceira Diamond da Resultados Digitais.

Mas, além de empreender e contribuir com o crescimento de pequenas, médias e grandes empresas, Ricotta também se dedica ao aprimoramento do mercado de marketing digital.

Já palestrou em inúmeros eventos, nacionais e internacionais, é sócio e professor na Mestre Academy, plataforma de cursos a distância, e ainda transmite seu conhecimento sobre gestão no Agência10x, um treinamento voltado para donos de agências digitais, freelancers e consultores.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | STEFÂNIA ORDOVÁS DE ALMEIDA

Possui doutorado em Administração pela USP (2009), com sanduíche na Rice University, mestrado em Administração pela UFGRS (2003) e graduação em Administração pela UFRGS (2000).

Recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2010. Atualmente é professora e pesquisadora do programa de pós-graduação em administração da Escola de Negócios da PUCRS.

Seus temas de interesse são experiência de consumo em serviços e no varejo e estudos relacionados a cultura, subcultura e comunidades de consumo.

DISCIPLINA | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AUTOMATIZAÇÃO DIGITAL

inteligência artificial pucrs

EMENTA

Apresentação das subáreas e diferentes correntes da Inteligência Artificial. Caracterização da abordagem baseada em agentes e multiagentes para a Inteligência Artificial. Abordagem das diversas subáreas como instrumentos para a definição e construção de sistemas baseados em agentes e multiagentes (resolução de problemas por busca em espaços de estados, representação do conhecimento, raciocínio computacional, planejamento, aprendizagem automática), tanto do ponto de vista de implementação como do uso para a resolução de problemas.

PROFESSOR CONVIDADO  | VINICIUS SOARES

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA em Marketing pela FGV. Atua no mercado de TIC há mais de 20 anos, com experiência em gestão de desenvolvimento de software, gestão de portfólio, marketing e vendas B2B. É especialista em Inteligência Artificial e em Estratégia de Produtos e Serviços em TIC. Professor do MBA em Inteligência Artificial da FIAP e fundador da Mais a.i., empresa de consultoria, projetos e educação executiva. Também é o responsável pelo AiNews Network, um site de conteúdo especializado em Inteligência Artificial.

PROFESSORA PUCRS | PUCRS Online | SILVIA MARIA MORAES

Professora da Faculdade de Informática (FACIN) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde agosto de 1997.

Também atua como colaboradora do Grupo de Pesquisa em Linguagem Natural da PUCRS. Obteve título de doutora em Ciência da Computação PPGCC/PUCRS com a tese “Construção de Estruturas Ontológicas a partir de Textos: um Estudo Baseado no método Formal Concept Analysis e em Papéis Semânticos”, em 2012.

Anteriormente, fez mestrado em Ciência da Computação no PPGC/UFRGS de 1994 a 1997. Obteve o título de bacharel em Informática também na FACIN/PUCRS em 1992.

DISCIPLINA |  OFICINA DE PROJETOS DIGITAIS E CRIATIVIDADE

EMENTA

Processos criativos. Etapas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisa em plataformas online acadêmicas. Aspectos
metodológicos e referenciais teóricos para a pesquisa científica no campo da Comunicação.

PROFESSOR CONVIDADO | EM BREVE

PROFESSORAS PUCRS | PUCRS Online | PAULA PUHL 

Professora na PUCRS desde 2013. Foi coordenadora do Espaço Experiência – laboratório de comunicação – de agosto de 2014 até janeiro de 2018, é membro do Núcleo de Inovação Pedagógica desde 2018 na mesma instituição.

Foi professora e coordenadora do Mestrado Acadêmico Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale, tendo participado da sua implantação.

ANDRÉIA MALLMANN 

Professora da Escola de Comunicação, Artes e Design desde 2003. Ministra aulas nos cursos de Jornalismo. Fez doutorado no PPGCOM/ PUCRS, implementando seu estudo na Universidade de Westminster, na British Broadcasting Corporation (BBC), recebendo titulação de doutora em 2010.

Tem experiência no campo da Comunicação Social nas áreas de fotografia, multimídia, design e jornalismo online, atuando principalmente em rotinas de produção multimídia, narrativas storytelling, hipermídia e convergência digital.

MATRÍCULAS

Matrículas Modalidade Online | Site

  1. Clique no botão matricule-se
  2. Escolha o método de pagamento: cartão de crédito ou boleto
  3. Selecione a opção de pagamento: à vista ou parcelado
  4. Informe seus dados pessoais e seu endereço
  5. Informe os dados do cartão de crédito ou gere o boleto bancário
  6. Recebimento de e-mail de confirmação da matrícula para liberação do login
  7. Efetue o primeiro login
  8. Faça o aceite do contrato
  9. Prepare-se para começar a assistir às aulas
  10. Faça upload dos documentos e envie a cópia autenticada até 30 (trinta) dias após o início das aulas

Matrículas Modalidade Online | Site

– É possível fazer login com contas do Facebook ou Google;
– A liberação do pagamento é imediata em caso de pagamento no cartão, e
em até 72 horas úteis em caso de pagamento no boleto bancário.

DOCUMENTOS

– Cópia simples de documento que contenha RG;
– Cópia autenticada do diploma de Graduação, a ser entregue até 30 dias após o início do curso, ou documento de declaração de colação de    grau (a declaração não substitui o diploma, que deve ser entregue posteriormente).

Matrículas Modalidade Presencial | Site

  1. Clique no botão Matricule-se, você será redirecionado para a página de inscrições dos cursos presenciais da PUCRS.
  2. Lá deverá preencher seus dados pessoais, endereço e informações sobre sua graduação.
  3. Insira seu currículo profissional e conclua a inscrição.

Mais informações:

Tel: 0800.887.1612

Tel: (51) 2101.0121

WhatsApp: (51) 99654.2100

E-mail: atendimento.online@pucrs.br

Sobre maxaraujo

Evangélico, especialista em Web Design, a 2 anos atuando na área de Marketing Digital e SEO, agora utilizando todo seu conhecimento a favor da obra do Senhor. Desenvolveu um novo conceito de Marketing Digital para Igrejas Evangélicas e seus respectivos Ministérios. Max Araujo acredita que a era do IDE Digital chegou, e que muitas vidas podem ser alcançadas através da internet utilizando as técnicas corretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *