COMO ATRAIR PESSOA PARA IGREJA MARKETING DIGITAL
Marketing Digital

Marketing Digital para atrair mais visitantes. Como as Igrejas usam?

Marketing Digital para atrair mais visitantes.

Sempre que imaginamos na maneira como as igrejas fazem seu Marketing, imaginamos uma coisa brega, desatualizada e com cliparts antigos. Websites com fundos coloridos com mensagens bíblicas e etc…

Segundo estudos, as igrejas utilizam o Marketing de uma forma ou de outra. Com intenção ou não. Então, se você está participando de algum projeto de Marketing na sua igreja, é importante que controle as mensagens usadas.

É comum, algumas igrejas, desesperadas por atrair novo membros, utilizarem de estratégias enganosas. Usam imagens da moda, pastores em trajes fashion, mas quando se é visitada, a igreja se mostra tradicional e pequena.

Outros usam mensagens direcionadas à jovens e pensamentos modernos somente para atrair mais pessoas e quando atingem seus objetivos, mostram que são verdadeiros hipócritas.

No Marketing Digital, o mais importante é a autenticidade, principalmente quando falamos de marketing na igreja. Independente de qualquer coisa, o que realmente mantém as pessoas por perto, confiantes, é a honestidade.

Como Site da Igreja pode ser um grande aliado?

A igreja pode investir muito atrativos para novos visitantes, mais boa parte deles irá pesquisar através da Internet. O resultado dessa busca pode definir o próximo passo a ser tomado.

  • Tempo de serviço: De acordo com pesquisas realizadas no Estados Unidos, 43% das pessoas que pesquisam o site de uma igreja Estão querendo saber quanto tempo aquela igreja está em funcionamento. Se eles não tem essa informação, como podem juntar-se à sua congregação?
  • Localização da Igreja: Se pesquisarmos, podemos notar que muitos sites simplesmente não mostram a localização da igreja. É importante oferecer as informações básicas  e de preferência a localização do mapa do google.
  • O que o visitante vai encontrar na igreja: quais serviços que a igreja oferece? Qual o tamanho da congregação? Como as pessoas geralmente se vestem? É muito importante para que o potencial visitante se sinta à vontade.
  • Informações de contato: Quanto mais informações melhor. Seja e-mail, um formulário ou o número de telefone. São importantes para o visitante obter respostas e tirar dúvidas. 

Essas informações devem estar na página principal ou então estar localizada em um menu de fácil acesso e que rapidamente pode ser acessado, caso o visitante sinta a necessidade de mais informações. Dê uma olhada no site que desenvolvi para  a minha congregação www.iegb.org Neste site enfatizei estes pontos-chaves e inclui uma imagem do cenário da cidade de Rio das Ostras-RJ, onde estamos localizados.

Devemos atentar para um item em especial, que não deve estar aparecendo logo de cara. A opção de “Doação Online” muitas vezes pode fazer com que o visitante se sinta ofendido e acabe saindo rapidamente do site.

É possível deixar esta opção ativa, porém entre itens no menu ou apenas na área de membros.

Não apenas sobre o conteúdo que devemos atentar em melhorar no site da sua igreja. Muitas vezes os site ainda mantém aspectos antigos, ultrapassados. Sem nenhum de otimização, carregados e com funcionalidades ultrapassadas. Alguns são representações pobres das suas igrejas.

Hoje em dia é muito importante ter um site autêntico. Nada de usar fotografias ultrapassadas. Utilize imagens de seus membros e suas respectivas biografias. Informe às pessoas o que a igreja realmente prega. Fale sobre os ministérios e seus projetos. É muito importante conectar o visitante do site à igreja antes mesmo deste fazer uma visita formal.

No site da Igreja Evangélica Geração do Basta, uma mensagem gravada em vídeo, do pastor, chama muito atenção, além de várias outras informações relevantes ao visitante.

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As Redes Sociais | Marketing Digital para atrair mais visitantes

Pesquisas mostram que as Igrejas apontam as Redes Sociais como seu principal meio de divulgação.

Só que na maioria das vezes, as pessoas mais propensas a visitar sua página no Facebook, Twitter ou Instagram são seus próprios membros que curtiram ou que as seguem. Dificilmente um visitante em potencial irá te procurar através das Redes Sociais.

Por este motivo, é mais importante você manter suas páginas na Redes Sociais com conteúdos relevantes para a comunidade atual da igreja e as pessoas que deseja alcançar.

Não mais importante do que estar conectado à essas Redes Sociais, é vincular esses perfis ao seu site. Essas informações podem estar inseridas no Rodapé do site junto com outras informações de contato relevantes ao visitante.

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Algumas dicas são importantes para você que quer atualizar seu plano de mídia social:

  • Não é necessário estar em todas as plataformas sociais. Igrejas grande podem facilmente gerenciar várias contas, pois contam com ministérios voltados especialmente para esta finalidade. O importante é estar onde o seu público também está.
  • Faça com que os membros da sua igreja estejam engajados diretamente com este projeto. Incentive-os a compartilhar as publicações e a convidar os amigos para os eventos da igreja.
  • Promova eventos ao invés de promover a igreja. O Marketing deve gerar uma resposta das pessoas. Por exemplo: Se registrar para um evento ou um apresentação ou até mesmo participar de um serviço. Se a igreja ou os Ministérios merecem ser promovidos, as próprias pessoas farão isso.
  • Evitar nomes confusos ou exclusivos para as Redes Sociais. Os visitantes podem se sentir incomodados com isso e achar que não fazem parte do projeto.
  • Utilize o lado visual da mensagem no seu conteúdo. Muitas vezes as imagens falam por si só. Seja uma foto no Instagram ou um vídeo no Youtube.
  • Deve-se manter, acima de tudo, a cordialidade. Jamais entrar em debates políticos ou ideológicos pelas Redes Sociais.

Como Desenvolver sua estratégia de Marketing Digital para atrair mais visitantes

Não se deve apenas começar a postar no Twitter, por exemplo, ou sair mudando a cara do site se antes ter uma estratégia de Marketing desenvolvida.

Devemos considerar a nossa igreja atual e o mercado. quais as necessidade da comunidade a nossa igreja atende? O que as pessoas procuram numa igreja como a nossa? É importante levantar esses pontos e então, a partir daí, usar os recursos disponíveis para atingir todo o público-alvo definido. Hoje em dia, não existe estratégia mais completa para isso, do que o Marketing Digital. Lembre-se: seja o mais autêntico possível.

O Marketing da Igreja não é o seu Marketing de costume.

A maior parte da igrejas, no seu dia a dia, enfrentam desafios iguais para tirar seus projetos de Marketing do papel e colocar em prática. Nas maioria das vezes, as ações tomadas não suficientes e a comunicação boca-a-boca se torna ainda a principal forma de atrair novos membros, e este marketing é de extrema importância.

A maioria das igrejas não podem se dar ao luxo de ter um ministério voltado apenas para o Marketing, devido principalmente ao enxuto orçamento, que na maioria das vezes se consegue destinar para esta finalidade. Apenas grandes igrejas conseguem recursos suficiente para contratar pessoal para trabalhar especificamente nesta área.

Tentar posicionar o nome da igreja como forte e única também é uma estratégia comumente difícil. Se procurar por “primeira igreja batista” ou “Assembléia de Deus”, encontrará uma enxurrada de resultados.

Para superar este desafios, aqui vão algumas dicas de Marketing Digital para atrair mais visitantes

  • Prepare-se para um longo prazo: Não vai ser da noite pro dia que o seu site ou a sua Rede Social vai começar a receber milhares de visitas. O Marketing de deve ser um processo contínuo.
  • Utilize plataforma gratuitas: Se tiramos os anúncios patrocinados, todas a custos nas mídias sociais que irão acarretar, se resumem apenas em “tempo”. além disso, existem muitos descontos e programas para organizações sem fim lucrativo.
  • Encontre voluntários: Hoje em dia, em praticamente todas as igrejas existe um “gênio’ em Marketing ou Designer gráfico que pode estar ajudando neste processo. Encontrar essas pessoas é de extrema importância para manter o andamento do projeto de Marketing.
  • Checagem periódica do que funciona e do que não funciona: De acordo com estudos, a maior parte das igrejas não acompanham o resultados de suas ações de Marketing. Medir o sucesso e ajustar a suas ações de Marketing irá tornar-lo um sábio administrador.
  • Conecte-se com outras igrejas para criar estratégias: Comunidades estratégicas estão espalhadas pela internet. Nestas comunidades existem vários comunicadores trabalhando no mesmo propósito: alcançar vidas antes inacessíveis, através do Marketing Digital voltado para Igrejas e Ministérios.

Conclusão

Cada igreja tem uma maneira diferente de lidar com determinadas situações e não existe um “receita de bolo”, quando se precisa aplicar estratégias de Marketing. Porém, em um ponto devemos concordar: devemos modernizar nossas estratégias e acompanhar o que está sendo feito através das Redes Sociais e outras páginas mundanas, senão, estas chamarão mais atenção e podem tirar o foco do povo de Deus.

Se sua igreja precisa criar uma estratégia de Marketing Digital, mas não sabe como, entre em contato clicando no botão abaixo. Estamos prontos para ajudar a encontrar o caminho certo para atender aos desejos da sua igreja e entrar de vez no mundo digital.

Sobre maxaraujo

Evangélico, especialista em Web Design, a 2 anos atuando na área de Marketing Digital e SEO, agora utilizando todo seu conhecimento a favor da obra do Senhor. Desenvolveu um novo conceito de Marketing Digital para Igrejas Evangélicas e seus respectivos Ministérios. Max Araujo acredita que a era do IDE Digital chegou, e que muitas vidas podem ser alcançadas através da internet utilizando as técnicas corretas.

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